Avenida Fontes Pereira de Melo

Arquitectura e Espaço Público Barbas Lopes Arquitectos / HAHA Arquitectura Paisagista
Telecomunicações e Electricidade EACE
Águas e Saneamento ECWS
Trafego e Vias TIS

Local Lisboa, Portugal
Data 2016 (obra)





A Avenida Fontes Pereira de Melo e o conjunto da malha ortogonal adjacente, fazem parte do plano de extensão da cidade para Norte e Nordeste, aprovado em 1888, da autoria do Engenheiro Ressano Garcia. Este plano, que vai da Rotunda do Marquês de Pombal até ao Campo Grande, organizou o desenvolvimento urbano que gerou a zona da cidade conhecida como “Avenidas Novas”.

O conjunto da Avenida Fontes Pereira de Melo/Avenida da República é um dos eixos estruturantes da circulação automóvel na cidade, constituindo uma importante ligação de entrada e saída de automóveis bem como de distribuição em outras vias. O projecto desenvolvido no âmbito do programa “Uma Praça em Cada Bairro” conduzido pela Câmara Municipal de Lisboa visa a melhoria da qualidade de espaço público; aumento do espaço pedonal e reorganização da rodovia; privilegiar os meios de deslocação suaves e transportes públicos; promoção da apropriação e fruição dos espaços públicos pela comunidade, incentivando o seu uso colectivo e contribuindo para desenvolver uma cultura de convivência social.

Álbum de fotografias de obra

A estratégia que envereda pela promoção dos modos suaves de locomoção em detrimento do automóvel permite uma reorganização do espaço público - que actualmente representa 17% da área total do canal - dotando a via pública de melhores condições de conforto, amenidade e segurança. A proposta resulta num espaço público contínuo que funciona como charneira e ligação entre a Praça Duque de Saldanha, a Praça/Jardim Augusto Monjardino, a Praça José Fontana e o Parque Eduardo VII, desenvolvendo uma solução de compromisso que propõe uma nova hierarquia espacial onde o peão, ciclista e o transporte público ganham preponderância em relação ao transporte individual.

Considerando a forte identidade da Av. Fontes Pereira de Melo - e dos arruamentos incluídos neste intervenção - gerados pelo plano das Avenidas Novas, a proposta preserva os elementos e materialidade característica desta área, recuperando igualmente o caracter de boulevard da avenida através da reintrodução da arborização, não só nas zonas de zonas de estadia - onde assume uma função preponderante na amenidade do espaço - mas também ao longo de toda a avenida através dos alinhamentos nos passeios e separador central.

http://www.haha.pt/files/gimgs/th-11_CORTES_av_fpm.jpg
Perfil tipo - Av. Fontes Pereira de Melo
http://www.haha.pt/files/gimgs/th-11_CORTES_rua tomas ribeiro.jpg
Perfil tipo - Rua Tomás Ribeiro
http://www.haha.pt/files/gimgs/th-11_CORTES_rua viriato.jpg
Perfil tipo - Rua Viriato
http://www.haha.pt/files/gimgs/th-11_CORTES_martens ferrao - andrade corvo.jpg
Perfil tipo - Rua Andrade Corvo / Martens Ferrão